O Yoga nasceu há mais de 5000 anos, a nordeste da Índia, na antiga civilização do vale do rio Ganges, Rishikesh. A tradição do Yoga foi sendo passada oralmente de professor para aluno e o Yoga que se conhece hoje é, portanto, baseado em experiências de muitos indivíduos ao longo de milhares de anos. Hoje o Yoga é um modo de vida, conhecido mundialmente, é o ramo do yoga mais praticado entre todos, já que suas práticas são simples, confortáveis, fáceis e geram não só um amplo equilíbrio sematológico – emocional, nervoso e psicológico – mas também em toda a estrutura orgânica, no sistema imunológico e no endócrino, em todo o seu conjunto glandular-hormonal.
É adequado a qualquer pessoa, sem limites de idade, e desde que respeitadas as condições de cada praticante.
O mais importante, é que as técnicas ou exercícios do Hatha Yóga, se adaptam às pessoas e não, as pessoas aos exercícios, isto, de forma natural e benéfica.
E o resultado das práticas para as pessoas, é uma integração e harmonia, entre a nossa essência interior, com o mundo exterior e com o próprio universo. Esse caminho prático, ocorre através de uma seqüência de exercícios, que vão desde os respiratórios, passando pelo relaxamento, alongamentos suaves, exercícios psicofísicos, concentração e meditação.
O objetivo é preparar o praticante para o controle consciente do corpo. Melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além de aumentar a capacidade de concentração e o controle racional sobre emoções e desejos.